ACMA · Art&Design · Collabs · Crafts - General

4 Formas de Estimular a Criatividade | ACMA

banner_criatividade.jpg

[PT ONLY – EN VERSION TO BE UPLOADED SOON]

Temos mentes criativas por aqui? Escritores? Pintores? Designers? Artistas, no geral? Então e digam-me… Quantas vezes sofrem de bloqueio criativo? Imensas, certo? Eu percebo o vosso problema. Dois dos meus hobbies preferidos são desenhar e criar objectos artesanais! No entanto, acabo por me sentir bastante desmotivada quando quero iniciar algo e falta-me a criatividade!

tumblr_ma7otnBVi51rg4qbpo1_400.gif

Este sentimento é bastante comum até, seja no início de um projecto ou a meio, isto porque, apesar de hoje em dia termos imensos estímulos visuais e muito acesso ao conhecimento, também temos bastantes distracções que nos tiram completamente o foco!

277e35534c549fcf78ac6a324562886e

Alguns factos:
  • Popularmente acredita-se que as pessoas mais criativas usam mais o lado direito do cérebro, no entanto, isto é um mito e nunca foi provado cientificamente!
  • Os dois hemisférios trabalham em conjunto, ou seja, tanto precisamos de um como do outro para desenhar e se o hemisfério esquerdo ficar danificado (num acidente por ex.) não quer dizer que a pessoa perca a capacidade da fala;
  • Toda a gente tem criatividade, apenas está “bloqueada”. Criar é um impulso natural que é suprimido ao longo dos anos;

Este mês venho propor-vos algumas técnicas para estimular a criatividade! Vamos pegar nestas informações todas que temos sobre o cérebro e vamos tentar perceber como podemos estimular a nossa criatividade a saltar cá para fora!

anime5.gif

❤ “Estimular” o hemisfério direito (ou fugir das distracções) ❤

Sim, é mito que cada hemisfério cerebral controla, de forma dominante, as acções analíticas e criativas! No entanto é verdade que o hemisfério direito do cérebro tem mais facilidade em aceder às acções emotivas e o esquerdo às acções lógicas. E isto tudo pode traduzir-se em algo muito simples: distracções que não têm nada a ver com o que estamos a tentar criar! Ora… Se estamos constantemente distraídos a mexer no telemóvel, ou a fazer scroll no facebook (por exemplo), ou a falar com alguém, estamos a estimular acções distractivas. A partir do momento em que nos focamos no processo criativo e no que estamos a fazer, deixando de parte estes gatilhos lógicos, torna-se muito mais fácil criar o que quer que seja!

giphy.jpg

❤ Finalizar o projecto ❤

Às vezes até é fácil começar algo… O problema é acabar! Quem se identifica? (Eu!) É bastante importante completar os projectos! Esta acção de finalizar algo vai transmitir uma mensagem ao nosso subconsciente, algo do género: “Tu conseguiste acabar!”. À medida que vamos completando mais projectos, vamos acabar por nos sentir  mais capazes de, pelo menos, finalizar o que começámos! Esse sentimento vai ajudar a estimular a criatividade que ficou bloqueada com o medo de errar com que, inevitavelmente, crescemos.

cc8f0d65749f3fa2cfde0cd04af1474a.gif

❤ Ver, ver, ver ❤

Ninguém nasce ensinado e todos nós nascemos criativos! Com o passar dos anos e com o desenvolvimento/crescimento começamos a ficar mais receosos das nossas ideias e, como falei anteriormente, com medo de errar. Para estimular a criatividade é bastante importante ver. Ver imensas coisas: imagens, filmes, pinturas, esculturas, pessoas, paisagens… Quanto mais informação visual recolhemos, mais amplitude criativa vamos ter. Não há problema nenhum em usar outros artistas como referências para os nossos projectos. (creditando sempre o trabalho alheio, claro!) Não é vergonha nenhuma procurar referências gráficas para desenhar determinada posição de uma personagem! Aliás, são estas pesquisas todas que nos vão ensinar a, mais tarde, fazer sozinhos.

large.gif

❤ Meditar ❤

A meditação ajuda imenso a despertar a criatividade. Quando meditamos, estamos a libertar a mente das preocupações e das distracções, tornando mais fácil o aparecimento de ideias. Existem várias técnicas de meditação mas a mais básica é aquela em que fechamos os olhos, deitados, e respiramos de forma pausada, enquanto limpamos a mente de tudo o que nos preocupa. Caso a meditação seja um processo que queiram experimentar, devem fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto ou  falar com alguém entendido nessa área, de forma a poderem tirar melhor partido das várias técnicas existentes.

akame_ga_kill____meditation_by_skullkid28-d8or07i.gif

Espero ter ajudado a estimular a vossa criatividade! Boas criações 🙂

Mais informações sobre o ACMA e como participar *AQUI* ❤

7eb0aa0fd865cc13ac74bd8dff90f8bb.gif

Advertisements

23 thoughts on “4 Formas de Estimular a Criatividade | ACMA

    1. É bom saber que nem toda a gente sofre deste mal! 😂 pessoalmente tenho imensa dificuldade em terminar projectos, grandes ou pequenos!

      Like

  1. Que post tão bom e tão útil! Infelizmente sei bem o que é um bloqueio criativo e a verdade é que não há mesmo coisa pior. A próxima vez que acontecer, já sei onde vir para me livrar dele!

    Uma beijoca,
    Bia do Bookaholic.

    Liked by 1 person

  2. Olá! Isto até veio um bocadinho a calhar porque ultimamente tenho sofrido imeeenso de bloqueio criativo. E acabo até por ficar triste, porque quero escrever e não sai simplesmente…
    “Às vezes até é fácil começar algo… O problema é acabar! Quem se identifica?” Eu, muito! Tenho mil e uma ideias para livros, mas às vezes até temo nunca conseguir realizar o grande sonho de publicar um porque nunca consigo acabar uma história sequer!
    Gostei 😉

    Liked by 1 person

    1. Entendo te bastante bem Bea! Deixar coisinhas inacabadaa parece que é um vírus! Bem mau! Mas é importante acaba-las para também vermos que nós conseguimos! 😀

      Like

  3. Olá! Sou designer e fotógrafa.
    Apaixonada por arte, apaixonada por criatividade.
    E como todos que trabalham nesse meio, sofro com “bloqueios criativos” frequentemente.
    Acho que essas “crises” tem acontecido até com mais frequência ultimamente.
    Faço de tudo, mas as vezes acabo me entregando e isso é tão exaustivo.
    Adorei essas dicas, acho que vou tentar meditar mais rsrs.
    Obrigada por abordar esse assunto, e compartilhar essas dicas ♥
    Beijão

    Liked by 1 person

  4. Olá, tudo bem?

    Mesmo sendo aquariana e as pessoas achando que somos muito criativas, não me acho criativa, não sei explicar, nada que faço acho bom o suficiente, para mim sempre tem um defeito. Adorei as suas dicas, Irei utilizá-las para ver se consigo aflorar essa minha criatividade. Suas dicas são muito alcançáveis, então é algo que irei começar a fazer. Amei!

    Beijos!

    Liked by 1 person

  5. Tem dias que são complicados. A distração, a interação com as redes sociais e tantas coisas para assistir desviam o foco. O bloqueio é um fato, as vezes é preciso deixar a escrita de lado e depois voltar. Ótimo post!

    Like

  6. Ótimas dicas !!! Muitas vezes tempos aqueles conhecidos “bloqueios criativos” por vários motivos (medo de errar, ansiedades, momentos conturbados), precisamos deixar que as ideias fluam mais naturalmente, manter a mente limpa, usar essas técnicas com imagens, sons, cheiros. Amei seu post, com certeza pode ajudar bastante, bjooooo

    Liked by 1 person

    1. Obrigadaaaa *^*
      Exactamente isso! Os medos e receios bloqueiam a nossa criatividade! Por isso é que as crianças são tão criativas! Elas não têm medo ❤️

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s