ACMA · Books · Collabs · Geek

A culpa é dos livros! | ACMA

banner_acma_livros

[PT|EN]

Cresci… e fiquei assim! … A culpa é dos livros! Querem saber porquê? Então vamos começar pelo principio, pela infância.

I grew up…and became like this!…It’s the books’ fault! Want to know why? Then let’s start from the beginning, through childhood.

foto_2

A infância… Algo distante não é? Hoje, com 22 anos, posso garantir-vos que sinto falta dela. Sinto falta de não ter preocupações, de nem ter noção do que era ser adulta (ou neste caso jovem adulta). Sinto principalmente saudades da minha avó. (Não podia mesmo deixar de falar dessa mulher fantástica aqui no blog) Apesar dela só ter falecido o mês passado, a 19 de Outubro, era a minha maior ligação com a infância tão feliz que tive, vivida entre Almada e Serpa.

Childhood…something distant, isn’t it? Today, at 22, I can guarantee you that I miss it. I miss not having anything to worry about, or have no idea of what it’s like being an adult (or in this case, young adult). I especially miss my grandmother. (I couldn’t not mention this fantastic woman here in the blog). Although she only passed away last month, on October 19th, she was my biggest connection to the happy childhood I had, lived between Almada and Serpa.

A minha infância foi recheada de brincadeira, séries do Nickelodeon, animes da Sic Radical e sabem que mais? … Livros! Imensos livros! Por volta dos meus 10 anos comecei a ler (e a devorar) montanhas de livros mas, houveram duas colecções que influenciaram bastante a forma como sou hoje. Harry Potter e A Saga das Pedras Mágicas!

My childhood was filled with frolic, Nickelodeon shows, anime from Sic Radical and you know what else?…Books! Huge books! At around 10 I started reading (and devouring) mountains of books, but there were two collections that had a lot of influence on the way I am today. Harry Potter and  A Saga das Pedras Mágicas!

Hoje em dia são poucas pessoas que não conhecem o famoso Harry Potter e a sua história! Com tantos filmes e adaptações e sequelas, prequelas e histórias paralelas( como o filme mega fofo que vou ver hoje: FANTASTIC BEASTS AND WHERE TO FIND THEM!!) é difícil nunca terem tido contacto com a magia, por isso, hoje, venho falar-vos de uma obra menos conhecida mas que me moldou imenso enquanto eu crescia. A Saga das Pedras Mágicas!

Nowadays, few are the people that don’t know the famous Harry Potter and his story! Like many films and adaptations and sequels, prequels and paralel stories (like the super cute movie that I’m going to see today: FANTASTIC BEASTS AND WHERE TO FIND THE!!) it’s hard to never have had contact with the magic, so, today, I’m going to talk to you about a literary work that’s not as known but shaped me immensely while I was growing up. A Saga das Pedras Mágicas!

Claro que Harry Potter irá sempre ter um lugar especial no meu coração mas achei que valia a pena recordar esta pérola da literatura fantástica portuguesa!

Of course Harry Potter will always have that special place in my heart, but I thought it would be worth mentioning this gem of fantastic portuguese literature!

Saga_Capas_Final.jpg

Esta saga foi escrita pela autora Sandra de Carvalho (já tinha falado sobre ela *AQUI*) e conta com um total de 8 livros. 8 fantásticos livros para saciar toda a nossa fome de magia! A autora foca-se imenso à volta da mitologia nórdica, vikings e magia ao longo da saga e estas foram as principais características que me fez apaixonar pelos livros.

This saga was written by author Sandra de Carvalho (I’ve already talked about her *HERE*) and it has a total of 8 books. 8 fantastic books to quench  our hunger for magic! The author focuses immensely around nordic mythology, vikings and magic throughout the saga and these were the main characteristics that made me fall in love with the books.

O primeiro contacto com A Última Feiticeira (o primeiro livro) foi nos meus 10/11 anos, se não me engano. Li um excerto num livro de português e não resisti em ler o livro. Lembro-me que os primeiros 3 foram requisitados na biblioteca da escola, apenas os restantes é que consegui comprar. E foram uma agradável surpresa! É sem dúvida uma saga e uma autora que aconselho!

The first contact with “A Última Feiticeira” (the first book) was in my 10/11 years of age, if I’m not mistaken. I read an excerpt in a Portuguese schoolbook and I didn’t resist in reading the book. I remember that the first 3 were requested in the school library, only the remaining ones I was able to buy. And they were a pleasant surprise! It is undoubtedbly a saga and an author that I recomend!

A partir daqui foi sempre a subir, sempre a ler mais. Aliás, eu já lia algumas coisas, mas acho que essa idade foi a altura em que comecei a devorar livros! Harry Potter, A Saga das Pedras Mágicas, Eragon, Eldest, As Memórias de Idhun, Filhos da Lâmpada, As Brumas de Avalon… E podia continuar… Cada um destes livros moldou a forma como sou hoje. Tornei-me apaixonada pela escrita, com a imaginação sempre a mil e uma adoração pelo fantástico e decidi, com os meus 12 anos, que queria escrever um livro! E escrevi! Ficou um projecto muito arcaico claro… Mas o importante foi tê-lo acabado! Hoje em dia ainda adoro escrever, mais fanfics que outras coisas mas o bichinho nunca desapareceu e devo tudo aos livros que me inspiraram na infância.

From here it was always escalating, always reading more. In fact, I already read some things, but I think that age was the time in which I started devouring books! Harry Potter, A Saga das Pedras Mágicas, Eragon, Eldest, Memórias de Idhún, Children of the Lamp, The Mists of Avalon….and I could go on…Each of these books molded the way I am today. I became passionate for writing, with my imagination always racing and adoration for the fantastic and decided, at the age of 12, that I wanted to write a book! And I did! It became a very archaic project of course…but the important thing is that I finished it! Nowadays I still love to write, mostly fanfics than any other thing, but the little bug never disappeared and I owe it all to the books that inspired me in my childhood.

Os livros fizeram de mim o que sou hoje! E vocês? Como foi a vossa infância? Que livros vos marcaram mais? ❤
Books made me what I am today! What about you? How was your childhood? Which books marked you the most? ❤

giphy-2

Podem saber mais sobre a ACMA *AQUI* e não deixem de visitar os blogs participantes ❤
You can know more about ACMA *HERE* and check out the other blogs ❤

Blogs:

Joana Isabel | Cor Sem Fim

Daniela Coelho | Once Upon a Time by Dani

Dalila Melfe | Miss Melfe

Rafaela Arcanjo | The Eyes of a Mermaid

Ana Filipa | Oh, Pêssegos!

Sofia Duarte | Anda Daí!

NOTA: As imagens de Sandra Carvalho e dos seus livros foram retiradas do seu blog “Sandra Carvalho”

NOTE: All Sandra Carvalho’s images and the ones from her books were all taken from her blog “Sandra Carvalho”

11 thoughts on “A culpa é dos livros! | ACMA

  1. Harry Potter tem um lugarzinho especial no meu coração! E também li mais algumas coisas que referiste – estou a ver que eras fã do fantástico! 😀

    Jiji

    Liked by 2 people

    1. Era e sou ❤️ o fantástico tem sempre um lugar cativo no meu coração! Tenho pena de não ler tanto como lia! A ver se isto entra nos eixos *^*
      Beijinhos ***

      Liked by 1 person

    1. Quem tem um livro nunca está sozinho eheh :3
      Agora perdi um pouco o hábito mas queria ver se conseguia voltar a ler tanto como lia 😀

      Like

Leave a Reply

