Events & Travel · Lifestyle · Photography

“A Poética dos Movimentos” de Miriam Biencard | Eventos

Ontem, dia 3 de Março foi dia de Exposição de Arte no Areeiro! Tomei conhecimento deste evento através de um amigo meu da faculdade e claro que tinha de ir! Adoro estas coisas! Confesso que fiquei atraída por haver catering nesta inauguração, o que significa comes e bebes para irmos petiscando, e também por ser de entrada gratuita. Mas, após alguma pesquisa sobre o evento, a artista e a empresa por detrás disto tudo, fiquei bastante interessada em visitar esta exposição. E lá fomos nós! 🙂

IMG_20160303_175456

A Galeria Beltrão Coelho situa-se bastante perto da estação do metro do Areeiro e é de fácil acesso para pessoas que se perdem facilmente (como eu…). Por detrás desta galeria está a empresa Beltrão Coelho, que se especializa em MPS (Managed Print Services), ou seja, soluções de hardware e software na área de impressão e gestão documental. A Beltrão Coelho mantêm se interessada em permanecer uma referência na sua área mas também actuar quase como um mecenas na área das Artes. O artista pode candidatar-se a expor na galeria e, ao ser aceite, não paga nada e ainda é oferecido o catering, a promoção, os livros informativos e tudo mais o que possam imaginar. Ou seja, a preocupação da empresa não é o lucro que advém destas exposições (porque também não cobram comissões) mas sim esta acção de promover a arte e a cultura em Lisboa.

GALERIA_1.jpg

A exposição de Miriam Biencard começou ontem, dia 3 de Março e prolonga-se até dia 8 de Abril e intitula-se “A poética dos movimentos”. Esta exposição é composta por tapeçaria, pintura e instalações com um elevado espírito ecológico. Miriam pega em objectos que já não têm a sua função original e aplica-os nas suas obras dando-lhes um cariz diferente e uma outra função duradoura e então, estes objectos que são facilmente descartáveis, encontram nas suas obras uma nova vida e significado.

Miriam passou por diversas formações (IADE, ETIC, ESTAL, FBAUL e a Sociedade Nacional de Belas Artes) e apesar designer de comunicação de formação, as artes plásticas sempre foram uma paixão sua.

LUZES_1

Nas suas obras podemos observar várias figuras geométricas e bastantes cores vibrantes, na sua maioria, criados com objectos recicláveis. Encontramos também obras com a componente da luz, fazendo diversos jogos de sombras.

Um dos objectivos quando decidimos ir à exposição era falarmos com a artista e conseguimos! Miriam mostrou se uma pessoa bastante acessível para conversar e bastante simpática também! Conversou connosco sobre diversos temas sobre a sua exposição e sobre a sensação de expor em nome próprio e até de vender as suas peças… Algo que para nós artistas é sempre difícil, o desapego da peça. Falámos também com Ildebranda Martins da empresa Beltrão Coelho, que também se revelou bastante simpática.

MIRIAM_2

Em suma, achei uma exposição bastante interessante, muito também pelas conversas que mantivemos e acho que valeu muito a pena! Gostei de ver as obras e achei muito interessante o conceito. As obras que mais gostei foram as que envolviam luzes e estavam numa pequena salinha mais escura, mas também gostei muito das tapeçarias e das obras feitas com linha. Achei o espaço bastante agradável, certamente algo a ponderar expor lá! Apesar de as minhas obras se centrarem mais na imagem e no vídeo acho que seria interessante uma exposição colectiva ou algo do género. Após esta experiência toda acho que a Galeria Beltrão Coelho é certamente um sítio para volta e Miriam Biencard é uma artista para seguir de perto!

Ah! E o catering estava fantástico! Os pequenos petiscos que nos iam oferecendo fizeram as delícias da minha gula! 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s